Microsoft anuncia disponibilização de software gratuito a governo

Publicado em 28/01/2011 12:47 em Geral

A Microsoft anunciou que vai disponibillizar software gratuito ao governo português, no âmbito da iniciativa «Open Government Data Iniciative» (OGDI), que prevê a disponibilização aos governos da União Europeia de «um conjunto amplo de componentes do software Microsoft», com «acesso aberto ao código».

Em comunicado, a Microsoft afirma que se trata de uma iniciativa para promover a importância do «governo aberto», no âmbito da Agenda Digital da Comissão Europeia, e visa dar resposta às necessidades que se colocam às administrações públicas a nível de interoperabilidade e dados públicos abertos.

A Microsoft adianta que a OGDI permite aos governos e administrações públicas, incluindo de Portugal, gravar e armazenar dados públicos usando a núvem da Microsoft, através da plataforma Windows Azure.

A Microsoft indica que a iniciativa visa contribuir para o trabalho que tem sido desenvolvido pela Comissão Europeia e pelos Estados membros da UE para reunir num banco de dados público documentos e informações oficiais, incluindo mapas digitais e de trânsito e informação jurídica, financeira e económica., que poderá ser reutilizada ou integrada em novos produtos e serviços.

Recorda que o valor estimado desse banco de dados público ronda os 27 mil milhões de euros anuais.

Ainda sem comentários