Produção discos rígidos ultrapassará mil milhões unidades em 2014

Publicado em 13/01/2011 22:32 em Geral

A produção de discos rígidos (HDD) deverá ultrapassar as mil milhões de unidades em 2014, impulsionada pela procura de gigabytes (Gb) e terabytes (Tb) de capacidade de armazenamento por parte de utilizadores de PC e entusiastas de jogos, indica um relatório da consultora In-Stat.

Para aquela tendência contribuirá também o aumento das set-top box para serviços de televisão por subscrição com capacidade de gravação de programas, que incluem discos rígidos, das câmaras de vídeo e da crescente utilização de meios tecnológicos em automóveis de gama mais alta, entre outros.

Verifica-se também um forte crescimento das unidades de discos rígidos externos, que já são o segundo maior segmento nas aplicações de consumo, e a sua produção deverá duplicar entre 2010 e 2015, indica aquela consultora.

A capacidade média dos discos rígidos produzidos está a crescer a um ritmo de 40% ao ano e os discos rígidos mantêm a sua capacidade concorrencial face aos SSD (Solid State Drives) por terem um custo 10 vezes inferior para uma capacidade idêntica, assinala a In-Stat.

Os SSD caracterizam-se por serem compactos e não possuirem partes móveis, o que os torna muito menos sensíveis ao choque e a avarias, além de garantirem tempos de acesso mais rápidos à informação, tendo como principal desvantagem o seu alto preço.

Os cinco maiores fabricantes mundiais de discos rígidos são actualmente a Hitachi, Samsung, Seagate, Toshiba e Western Digital.

Ainda sem comentários