O USB 3.0 vai expandir-se em 2011

Publicado em 10/01/2011 16:03 em Geral

Depois da Kingston, foi a vez de a Samsung anunciar o lançamento de novos modelos de discos rígidos externos com ligações USB 3.0, incluindo dois modelos portáteis e um de secretária, disponíveis a partir de Abril.

O USB 3.0 permite capacidades de transferência de dados até 5 gigabits por segundo (Gbps), o que significa mais do que triplicar a velocidade do USB 2.0, mas o aproveitamento desta capacidade depende de ambos os dispositivos que se ligam disporem de tecnologia USB 3.0, o que não acontece com a grande maioria dos computadores e outros equipamentos existentes.

O USB 3.0 está a ser adoptado para um conjunto de equipamentos informáticos, nomeadamente pendrives, mas o seu maior custo só será compensado se o utilizador dispuser de um computador ou outro dispositivo com tecnologia USB 3.0.

E a expansão do USB 3.0 este ano estará fortemente condicionada pelo lançamento no mercado de novos computadores que suportem esta tecnologia. E a generalização desta tecnologia poderá, em tempos de crise, não estar para breve.

Ainda sem comentários