Firefox ultrapassa Explorer na Europa em Dezembro - StatCounter

Publicado em 04/01/2011 15:45 em Internet

O «browser» Firefox ultrapassou em Dezembro nos maiores mercados europeus o Internet Explorer, da Microsoft, o que acontece pela primeira vez, segundo a consultora independente de análise da Internet StatCounter.

O estudo da StatCounter indica que em Dezembro o Firefox representou em média 38,11% dos mercados europeus analisados, contra 37,52% do Internet Explorer, que assim perdeu pela primeira vez a liderança no velho continente.

Aodhan Cullen, presidente executivo da StatCounter, citado em comunicado, salienta que esta perda da liderança se deve principalmente a uma erosão do mercado do Internet Explorer em favor do Chrome, da Google, enquanto o Firefox manteve no essencial a sua presença no mercado europeu.

O relatório da StatCounter indica que o Google Chrome quase triplicou a sua quota de mercado num ano, passando de 5,06% em Dezembro de 2009 para 14,58% no mês passado.

Cullen admite que este seja o primeiro resultado do acordo entre a Comissão Europeia e a Microsoft, em Março passado, para disponibilizar aos utilizadores do Windows um menu de escolha do browser.

Nos Estados Unidos, o Explorer mantém uma liderança clara, com 48,92% do mercado, seguindo-se o Firefox (26,7%), o Chrome (12,82%) e o Safari (10,16%).

Ainda sem comentários