Dia Mundial do WiFi é a 20 de Junho

Publicado em 20/06/2019 22:53 em Internet

A devolo destaca que o Dia Mundial do WiFi é a 20 de Junho, mês em que se completam 20 anos sobre a fundação da WI-Fi Alliance, que tem o registo da marca WiFi ou Wi-Fi, redes sem fios baseadas nas normas 802.11, estabelecidas pelo IEEE – Institute of Electrical e Electronics Engineers.

Em comunicado, a devolo, fabricante especializado em adaptadores Powerline, que usam a rede de electricidade de habitações ou empresas para fornecerem Internet por WiFi, historia a evolução desta tecnologia de Internet sem fios.

Recorda que em 1999 a IEEE 802.11a estabeleceu as bases da padronização do Wifi para assegurar a compatibilidade de produtos de diferentes fabricantes, permitindo capacidades e velocidades de transmissão de dados maiores e mais rápidas do que as garantidas pela anterior norma 802.11 original.

A esta seguiram-se as normas 802.11b, 8702,11g e 802.11n, com velocidades de transmissão crescentes.

A norma 802.11n, compatível com as normas b e g anteriores, tem a funcionalidade dupla banda que alcançar capacidades de transmissão até 600 megabits por segundo (Mbps), graças à tecnologia de transmissão MIMO (Multiple Input, Multiple Output).

A última norma IEEE, a 802.11ac, faz o WiFi chegar à era do Gbps – Gigabits por segundo, suportando o uso simultâneo de oito antenas e que teoricamente permite velocidades de transmissão até aos 6,9 Gbps.

A devolo afirma que a próxima evolução da tecnologia será com a norma IEEE 802.11ax, que, recorrendo à tecnologia OFDMA – Ofrthogonal Frequency Division Multiple Access, poderá teoricamente permitir velocidades de transmissão de dados por WiFi até próximo dos 10 Gbps, com este WiFi6, que dará um grande aumento de eficiência em situações de vários dispositivos ligados a uma mesma rede sem fios.

A devolo estima que existam actualmente no mundo mais de 30 mil milhões de dispositivos certificados pelas normas IEEE para WiFi.

Ainda sem comentários