CE aprova projecto 36 milhões euros liderado por INESC TEC

Publicado em 02/06/2019 16:33 em Geral

CE aprova projecto 36 milhões euros liderado por INESC TEC



A Agência Nacional de Inovação (ANI) anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou o projecto Interconnect, de digitalização do sistema eléctrico, liderado pelo instituto português INESC TEC - Instituto Nacional de Engenharia e Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência.

Em comunicado, a ANI afirma que este projecto, ao abrigo do Programa Horizonte 2020, é até ao momento o maior projecto colaborativo europeu coordenado por uma entidade portuguesa no âmbito dos programas quadro de investigação e inovação.

Adianta que o Interconnect visa desenvolver soluções para a digitalização de sistemas eléctricos baseados numa arquitectura Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa), que contempla tecnologias digitais como Inteligência Artificial (IA), Blockchain, Big Data e Computação na nuvem, garantindo a interoperabilidade entre equipamentos e sistemas e a segurança dos dados dos utilizadores.

A ANI afirma que concorreram ao concurso lançado pela Comissão Europeia três consórcios que inegravam140 entidades europeias e a vitória coube ao consórcio de 56 entidades liderado pelo INESC TEC.

Indica que o projecto tem uma duração de quatro anos.

Ainda sem comentários