Gastos cartões estrangeiros subiram 20,5% semana Web Summit

Publicado em 15/11/2018 00:18 em Notícias economia

Os gastos efectuados com cartões bancários estrangeiros na semana de 3 a 8 de Novembro, que coincidiu com a realização da Web Summit, aumentaram mais de 20% em relação aos da semana de 2017 em que se realizou o mesmo evento, revelou a SIBS.

A Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) revela que as compras e levantamentos com cartões estrangeiros (de débito ou de crédito) nas redes Multibanco e ATM Expresso cresceram 20,5% homólogos naquela semana.

Aqui não estão contabilizadas reservas de hotéis pagas a partir do estrangeiro ou a reserva prévia de alguns transportes em plataformas electrónicas, o que é comprovado pelo facto de as despesas com alojamento pagas em Portugal com cartões estrangeiros representarem apenas 7,7% do total gasto com cartões, que são tipicamente o meio de pagamento dos hotéis.

A maior fatia de despesas pagas com cartões bancários estrangeiros foram no sector da restauração (36,5%), e nos cinco mais beneficiados constam também os supermercados (12,0% da despesa), os transportes (8,9%), o alojamento (7,7%) e a moda (6,6%).

No «Top 5» das despesas com cartões bancários estrangeiros, elaborado pela SIBS, conta-se o Reino Unido (15,0% da despesa total), a França (12,7%), os Estados Unidos (7,5%), a Espanha (7,4%) e a Alemanha (6,6%).

A SIBS indica que em 2017, na semana de realização da Web Summit, o primeiro lugar foi ocupado pela França. Seguida do Reino Unido, os Estados já detinham há um ano a terceira posição, a Alemanha foi quarta e a Espanha quinta.

A organização da Web Summit indicou que o evento teve praticamente 70 mil participantes de 159 países, a que se juntaram mais de 2600 jornalistas e muitos voluntários de várias nacionalidades.

Ainda sem comentários