Motorola Solutions completou hoje 90 anos e anuncia evolução da rede Tetra

Publicado em 11/10/2018 23:41 em Indústria

A Motorola Solutions Portugal comemorou hoje os 90 anos da multinacional norte americana com o anúncio da plataforma X-core para a rede Tetra, uma infra estrutura da Motorola que suporta comunicações móveis seguras.

Juan Manuel Rodrigues, director da Motorola Solutions Portugal, salientou que o componente principal da plataforma X-Core Tetra é um software que permite que qualquer rede se adapte às novas tecnologias.

Adiantou que a plataforma X-Core vai permitir integrar vídeo, inteligência artificial, Big Data e multimédia de forma muito simples, e suportar de forma integrada outros strandards de rede, incluindo o PS-LTE, em cujo desenvolvimento a Motorola está a participar.

Juan Manuel Rodrigues disse que a plataforma X-Core já está disponível e a funcionar na Madeira e Açores e deverá estar a funcionar no Continente português em 2019, com base num contrato de actualização da rede Tetra, assinado em 2016 com o Ministério da Administração Interna e com o SIRESP, apesar de nessa altura o X-Core ainda estar em desenvolvimento.

Destacou que o acordo foi feito sem alterar o orçamento que já existia para a actualização do projecto.

Juan Rodrigues anunciou também o lançamento de um novo rádio para a rede Tetra, o ST 7500, pequeno e leve, que tem Bluetooth 4.1 com segurança, encriptação end-to-end por hardware e que suporta Wi-Fi, o que possibilita, com ligação por Bluetooth a um telemóvel ou tablet, fazer comunicações a partir daqueles dispositivos sem se perceber que se trata de uma comunicação via rádio, mas mantendo os padrões de segurança.

Aquele rádio Tetra compacto pode ser utilizado sob luz solar intensa, o teclado pode ser utilizado mesmo com luvas e dispõe de um sistema áudio alto e nítido para fornecer comunicações fiáveis aos serviços médicos de emergência e forças policiais, indicou.

Juan Rodrigues salienta que os sistemas de rádio móvel terrestre da Motorola Solutions são fiáveis para entidades de socorro em todo o mundo durante desastres, quando a comunicação instantânea é essencial para ajudar as pessoas.

A companhia assinala que a plataforma de segurança end-to-end da Avigilon, recentemente adquirida pela Motorola, inclui vídeo de alta qualidade e inteligência artificial para utilização comercial ou de segurança pública.

Fundada há 90 anos, tem mais de 100 mil clientes comerciais e de forças de segurança oficiais em mais de uma centena de países, dispõe de 5 500 patentes e investiu no ano passado mais de 568 milhões de dólares(490 milhões de euros) em investigação e desenvolvimento.

Ainda sem comentários