ACEPI identifica mercados alvo para comércio electrónico de empresas portuguesas

Publicado em 10/10/2018 22:34 em Internet

A ACEPI – Associação da Economia Digital apresentou hoje um estudo que identifica 20 mercados alvo para o comércio electrónico das empresas portuguesas, tanto na perspectiva do consumo (B2C), como na do negócio electrónico entre empresas (B2B).

Em encontro com a imprensa, Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, revelou que o estudo será apresentado no primeiro dia da tradicional semana «Portugal Digital Week», que decorre de 22 a 26 de Outubro no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Nilo Fonseca revelou que o estudo, efectuado no âmbito do Projecto Norte Digital 2020 mas cujas conclusões serão válidas para a generalidade das empresas nacionais, indica que as economias com maior potencial de adesão aos produtos portugueses são o Reino Unido, Estados Unidos, França, Espanha e Alemanha, com a China entre os 10 primeiros de uma lista de 20, que inclui também Brasil, Canadá, Japão ou Rússia.

Destacou que o estudo analisa os níveis de utilização da Internet em cada país, a adesão dos cidadãos ao comércio online, os meios de pagamento mais utilizados, a distribuição e serviços postais, a utilização de tecnologia pelas empresas, a legislação e regulação, a maturidade digital e o nível de exportação de Portugal para esses países, e inclui um conjunto de indicadores económicos dos países considerados.

O estudo será público e estará disponível para download por todas as empresas portuguesas.

A ACEPI adianta que os sectores económicos portugueses com maiores perspectivas de comércio electrónico com países estrangeiros serão o vestuário, calçado e acessórios, têxteis, mobiliário e decoração.

Nilo Fonseca sustentou que nunca como hoje uma pequena empresa portuguesa pode ter capacidade de vender para todo o mundo, ainda que as empresas para terem êxito precisem de boa capacidade de marketing.

A «Portugal Digital Week», que se realiza anualmente desde 2003 e tem um país convidado, escolheu para 2018 o Reino Unido como Estado convidado.

Alexandre Fonseca destacou também naquela semana a Cimeira Digital, que se realiza a 23 e 24 de Outubro em três palcos, com cerca de uma centena de moderadores e oradores, a entrega dos prémios ACEPI Navegantes XXI no dia 25 e no dia 26 o tradicional Dia de Compras na Net, que encerra a semana e este ano já tem um recorde de cerca de 170 lojas e marcas participantes.

Nilo Fonseca anunciou novas imagens para a marca ACEPI e a Portugal Digital Week e precisou que a associação, fundada em 2000, tem actualmente 336 empresas associadas.

Ainda sem comentários