Preço iPhones Xs é mais dobro do custo dos componentes

Publicado em 02/10/2018 22:24 em Equipamentos

O custo dos materiais (BOM, na sigla inglesa) que integram o iPhone Xs Max com ecrã de 6,5 polegadas e 64 Gigabytes (Gb) de armazenamento é de 390 dólares, mas o seu custo começa em 1009 dólares, segundo cálculos da consultora e analista de mercados IHS Market.

O estudo da IHS Markit revela que este modelo custa à Apple em materiais cerca de 20 dólares mais do que custava no ano passado o iPhone X de 5,8 polegadas e 64 Gb de capacidade, um aumento que se deve principalmente à actualização dos seus componentes centrais, sublinha Wayne Lam, analista principal da consultora.

Por comparação, a IHS Markit calcula que o custo dos materiais usados na construção do Samsung Galaxy S9+ é de 375,80 dólares e a marca coreana vende-o por cerca de 840 dólares no retalho, também mais do dobro do seu BOM.

Wayne Lam refere que o ecrã OLED do iPhone Xs Max de 6,5 polegadas ronda os 120 dólares, semelhante ao do seu antecessor em 2017, revelando a tendência de erosão do custo dos ecrãs OLED.

Observa que a maior velocidade de refrescamento do ecrã é uma característica comum aos três novos modelos da Apple deste ano e destaca que SKU (stock-keeping unit) da Intel para o modem suporta gigabit LTE (quarta geração móvel) e tem tecnologia MIMO, e suporta os quatro sistemas LTE dos operadores norte-americanos, com capacidade para se adaptar também a outras radiofrequências.

Acrescenta que a Apple tem uma estrutura de antenas LTE única que lhe permitiu simplificar a complexidade do RFFE e cortar uma antena extra para oferecer LTE Gigabit.4

Jusy Hong, director de pesquisa e análise da IHS Markit, sublinha quer a Apple conseguiu aumentar drasticamente as vendas do semento premium, duplicando as vendas do segundo semestre de 2017 face às de 2016, mais do que duplicando a sua quota no segmento de smartphones premium, para 18% do total.

Ainda sem comentários