Apple disponibilizou sistema operativo iOS 12 a partir de hoje

Publicado em 18/09/2018 21:44 em Software

A Apple disponibilizou a partir de hoje, gratuitamente, a nova versão 12 do seu sistema operativo iOS para dispositivos móveis, nomeadamente iPhones (a partir do 5S) e iPads, que inclui um conjunto de novas funcionalidades.

A Apple destaca que o iOS 12 introduz novas experiências de realidade aumentada (AR), novas capacidades do assistente pessoal Siri, novas ferramentas de gestão dos tempos de utilização do ecrã e alterações em fotografias e vídeos, facilitando a partilha e podendo tornar as câmaras até 70% mais rápidas.

O assistente pessoal Siri aprende as rotinas do utilizador e apresenta sugestões na altura certa e permite criar atalhos para lembrar acções frequentes e a sua capacidade de tradução expande-se para mais de 40 pares de idiomas.

A marca da maçã indica que o iOS 12 é mais rápido, com um aumento até 50% da velocidade de escrita no teclado, podendo duplicar a capacidade de resposta de aplicações.

Novas ferramentas inseridas no iOS 12 ajudam os utilizadores a tomarem consciência do tempo que gastam a interagir com os seus dispositivos e a controlarem-no.

O «Screen Time» dá ao utilizador informação detalhada sobre o tempo passado nos dispositivos, na Internet e nas aplicações, e permite controlar melhor o tempo que as crianças passam frente ao dispositivo.

Gera reportes diários e semanais de actividade, mostra o tempo total passado com aplicações, o uso de apps por categoria e o número de notificações recebidas.

A ferramenta «App Limits» permite especificar o tempo que se pode estar a usar uma determinada aplicação e gerar uma notificação quando esse tempo se esgota.

A Apple assinala a nova funcionalidade «Do Not Disturb», baseada em tempo, local ou acção. Entre outras possibilidades, durante a noite escurece o ecrã e esconde as notificações até chegar a hora de acordar.

Acrescenta que o navegador Safari faz uma prevenção inteligente do «tracking» dos utilizadores sem autorização e ajuda a bloquear os botões de «gosto» ou «partilhar» nas redes sociais, reforçando a segurança dos utilizadores.

O navegador pode também criar automaticamente e armazenar palavras passe fortes quando o utilizador cria novas contas na Internet.

O Apple News foi redesenhado para tornar mais fácil descobrir novos canais e também inclui histórias de negócios top.

Acrescenta que os Memos de voz ficam agora disponíveis nos iPad com o iOS 12 e a Apple Musiv tem agora mais 50 milhões de canções.

Ainda sem comentários