Sophos detecta malware em aplicações da Google Play

Publicado em 05/06/2018 22:46 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Sophos anunciou que encontrou um malware escondido na biblioteca de duas dúzias de aplicações Android aparentemente legítimas da Google Play Store.

Em comunicado, a empresa britânica indica que informou a Google sobre as aplicações em causa e estas foram imediatamente removidas da Google Play.

No entanto, a Sophos estima que mais de meio milhão de pessoas descarregaram as aplicações infectadas antes de serem retiradas da loja online e que essas continuarão provavelmente infectadas com o malware Andr/Guerilla-D, que passou pelo Play Protect, o sistema de verificação de aplicações da Google, disfarçado de aplicação legítima.

Acrescenta que as aplicações com aquele malware funcionam normalmente, ao mesmo tempo que contactam servidores remotos e a recebem instruções para transferirem ficheiros Java maliciosos (Java Archieve).

A Sophos sublinha que, apesar de programas maliciosos passarem o controlo da Google, a Google Play continua a ser o lugar mais seguro para importar aplicações para Android, já que muitos dos restantes fornecedores terceiros de aplicações Android não têm medidas de segurança, o que aumenta muito o risco.

Para que os utilizadores de Android possam verificaram se importaram alguma das aplicações infectadas, a Sophos revela a lista de aplicações comprometidas:

Collage Maker 2018 (mais de 100 mil downloads)

Collage Maker (mais de 100 mil downloads)

SPhoto Plus (mais de 100 mil downloads)

Collage Plus (mais de 100 mil downloads)

LadiesWorld (mais de 50 mil downloads)

Happy Photos (mais de 50 mil downloads)

S-Picture Editor (mais de 50 mil downloads)

Beauty camera

Gallery

Photo Studio

Collage Studio

Photo Studio Plus

Collage Studio Pro

Hot Chick

Popular vídeo

Music play

Photo Collage edit

Pic collage

Super Photo Plus

Bees collage

Superb Photo

Sweet Collection

K music

Ainda sem comentários