Apple elimina apps que abusam de dados localização

Publicado em 16/05/2018 00:05 em Indústria

A Apple estará a eliminar da sua App Store aplicações que abusam de dados de localização dos seus utilizadores, segundo um texto de Lisa Vaas, publicado no blogue oficial da empresa de segurança informática Sophos, que cita a 9to5mac, empresa especializada em produtos e serviços Apple.

Indica que a Apple está a monitorizar os seus desenvolvedores e software e a excluir apps que partilham dados de localização dos seus utilizadores até que retirem qualquer código ou software development kits (SDK) que violem as políticas de localização da marca da maçã.

A Sophos acrescenta que a 9to5mac cita vários casos em que a Apple enviou mensagens electrónicas aos desenvolvedores dizendo que depois de avaliação concluiu que as suas aplicações violam as secções 5.1.1 e 5.1.2 das regras da App Store, secções que dizem respeito à recolha, armazenamento, uso e partilha de dados, incluindo dados de localização.

A 9to5mac garante que a Apple não quer que os desenvolvedores peçam apenas permissão para recolher dados, têm de explicar para que é que os dados são usados e como são partilhados, indicando que se forem apenas para melhorar a experiência do utilizador está OK.

A Apple não permite o uso ou transmissão dos dados pessoais do utilizador sem primeiro obter a sua permissão para esse efeito, dando acesso à informação sobre como e onde essa informação será usada, segundo a 9to5mac.

A recolha de dados não pode ser usada ou partilhada com terceiras partes para fins que não estejam relacionados com a melhoria da experiência do utilizador ou desempenho do software/hardware ligado às funcionalidades da aplicação, acrescenta.

Ainda sem comentários