Nokia espera liderança nos smartphones cada vez mais forte

Publicado em 14/12/2010 23:35 em Equipamentos

A Nokia, com o novo «portfolio» de produtos que está a lançar, espera uma liderança cada vez mais forte em Portugal no segmento de smartphones, disse ao Falar de Tecnologia o director-geral da empresa em Portugal, Luís Peixe.

O responsável máximo da Nokia em Portugal indicou que a empresa pretende manter em 2011 uma presença forte no mercado nacional em termos de quota de mercado e reforçar o peso dos smartphones, que se tornaram mais acessíveis, observando que a Nokia tem hoje um modelo de samartphone por 99 euros.

A Nokia apresentou hoje um conjunto de novos smartphones e promoveu a visualização da primeira curta metragem realizada profissionalmente e em alta definição (HD) utilizando um telemóvel para as filmagens, um Nokia N8, com câmara de 12 megapíxel e vídeo de alta definição.

Luís Peixe adiantou que a Nokia deixou de falar em versões 2, 3 ou 4 do sistema operativo Symbian e fala agora simplesmente de Symbian, que se pretende que seja um sistema operativo em contante evolução.

Indicou que os smartphones hoje apresentados trazem uma versão completamente reformulada do Symbian para o tornar mais simples, mais intuitivo e mais flexível.

O director-geral da Nokia Portugal assinalou que os novos smartphones da marca vêm com navegação por satélite GPS com mapas em português gratuitos vitaliciamente, com acesso gratuito aos mapas Ovi de todo o mundo.

As «estrelas» da apresentação de hoje foram o N8, um smartphone topo de gama vocacionado para o entretenimento, já disponível em Portugal, e o E7, um telemóvel para o segmento empresarial da linha do Communicator e que deverá chegar ao mercado em Março de 2011.

Além da câmara de 12 megapíxeis e capacidade de gravação de vídeo HD, o Nokia N8 tem banda larga móvel HSPA com velocidades de download até 10,2 megabits por segundo (Mbps), Wi-fi e Bluetooth, acesso às redes sociais, rádio FM e leitor de MP3.

O terminal profissional E7 vem com um ecrã sensível ao toque, com 4 polegadas e com «ClearBlack Display», uma tecnologia de polarização do ecrã que permite visualizar as imagens mesmo em condições de exposição a forte luminosidade exterior, e vem com câmara de 8 megapíxeis, rádio FM e leitor MP3.

Traz ligações HSPA com velocidades até 10,2 Mbps de download e 2 Mbps de upload, Wi-Fi, adaptador para permitir a ligação de dispositivos USB ao terminal e suporta ligações HDMI a televisões.

O E7, que tem uma memória interna de 16 gigabytes, permite configurar ligações a contas de e-mail, até um máximo de 10 e garante uma fácil interacção com as redes sociais.

Além do GPS com mapas grátis vitaliciamente, um acordo com a Microsoft permite editar programas do Office, como Word, Excel ou Power Point, lê ficheiros pdf, vem com o flash player e tem um ícone de ligação imediata à loja Internet Ovi, da Nokia.

Luís Peixe indicou que a loja online Ovi, actualmente com 3,5 milhões de downloads por dia, conta com grande número de aplicações disponíveis, muitas delas gratuitas, e disponibiliza 11 milhões de músicas, incluindo música portuguesa.

Precisou que o eco-sistema Ovi acolheu só nos últimos 12 meses 400 mil novas empresas e programadores que fazem desenvolvimento de aplicações, incluindo portugueses.

Ainda sem comentários