iPhone X gerou 35% dos lucros indústria telemóveis no IV trimestre

Publicado em 19/04/2018 22:25 em Indústria

Os lucros das empresas produtoras de telemóveis baixaram 1% no quarto trimestre do ano passado, mas a Apple viu os seus lucros com smartphones subirem 1% e só o iPhone X representou 35% do total mundial de lucros e 21% das receitas do sector, revelou a Counterpoint.

A consultora e analista de mercados Counterpoint revela que os cinco modelos de smartphones mais lucrativos são da Apple, marca que coloca oito modelos entre os 10 mais lucrativos, cabendo os restantes dois à Samsung (ver infográfico).

A Counterpoint indica que a Apple teve mais de 85% do total dos lucros mundiais com a venda de smartphones, num mercado em que os 10 modelos mais rentáveis representaram 90% dos resultados.

A analista salienta que o iPhone X sozinho teve nos últimos três meses de 2017 cinco vezes mais lucros do que a soma dos resultados de mais de 600 modelos Android, apesar de só ter estado disponível nos dois últimos meses do ano.

Acrescenta que iPhones de geração mais antiga como os modelos 6 e 7 ainda tiveram mais lucros do que produtos estrela recentes da Samsung ou dos principais fabricantes chineses, apesar de os lucros da Huawei com telemóveis terem crescido 59% homólogos.

Karn Chauhan, analista da Counterpoint, acredita que as vendas de smartphones atingiram já um pico e que, com ciclos de substituição dos produtos mais longos, os fabricantes de smartphones estão agora sob pressão para reduzirem as margens.

Ainda sem comentários