O belga Olivier Spreafico, novo líder da multinacional CGI em Portugal e responsável pela Europa do Sul, destacou a forte presença da companhia em Portugal, onde emprega milhar e meio de pessoas nos seus centros de operações em Lisboa, Sintra, Sacavém, Odivelas e Porto.
Em encontro quinta-feira com a imprensa, Spreafico destacou que a companhia abriu um centro de inovação em Sintra e investiu muito no centro de Business Process Outsourcing (BPO) em Odivelas.
Indicou que a área principal em Portugal são as «utilities», sendo a EDP o maior cliente da CGI em Portugal, onde a companhia tem mais de três dezenas de grandes empresas clientes, que incluem no sector financeiro a Caixa Geral de Depósitos, o BPI e a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.
O responsável para a Europa do Sul destacou a atractividade de Portugal, apesar de ser um pequeno mercado, não só pela apetência por tecnologia, as pessoas falarem muitas línguas e ser um país onde se encontram boas competências e boas universidades, como pelo clima e gastronomia.
Assinalou que com a Google, aAmazon e outras companhias a virem para Portugal, toda a gente está a olhar para o país.
Olivier Spreafico destacou que o investimento da CGI em Portugal se destina não só a servir o mercado português mas também outros mercados, observando que a companhia tem em Portugal um Global Delivery Center que fornece aplicações a países como Espanha e Brasil.
Indicou que em Portugal as principais áreas de negócio da CGI são a energia e utilities, os serviços financeiros, as telecomunicações, o sector público, a indústria e os transportes.
Criada em 1976, a CGI emprega mais de 72 mil pessoas, está presente em quatro dezenas de países e factura cerca de 10,8 mil milhões de dólares.
A CGI em Portugal parte da aquisição da Logica CMG, que detinha a maioria do capital da empresa Edinfor, adquirida à EDP.