Google actualiza imagens de «Street View» em Portugal

Publicado em 10/04/2018 00:10 em Internet

A Google anunciou hoje que vai começar a recolher imagens em Portugal para actualizar a funcionalidade «Street View» do Google Maps.

O «Street View» é uma funcionalidade do Google Maps que permite ver imagens tridimensionais dos edifícios e ruas e percorrer virtualmente ruas de localidades a partir de um computador ou dispositivo móvel.

Em comunicado, a companhia indica que nos próximos dias vai recolher imagens de 360º nas cidades de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Nazaré, Évora, Albufeira e Lagos, bem como de outras cidades e estradas portuguesas, para renovar imagens já existentes ou para fotografar regiões ou locais turísticos não abrangidos em recolhas anteriores.

A multinacional indica que o «Street View» está disponível em mais de 80 países de todo o mundo e que está também disponível no Google Earth.

A Google garante que os utilizadores do «Street View» e donos de negócios e lojas lhe pedem frequentemente para manterem as imagens actualizadas e indica que poderá vir a registar alguns pontos de interesse em locais inacessíveis aos automóveis, a pedido de organizações e entidades de turismo local.

De recordar que no início do «Street View» rebentou uma polémica sobre a existência de imagens, nomeadamente de pessoas, que violavam o direito à privacidade, situação que a companhia assegurou ter resolvido, desfocando imagens, e suspeitas de que os veículos da Google poderiam interceptar inadvertidamente comunicações em edifícios.

O comunicado garante que, «como sempre, a Google faz um grande esforço para proteger a privacidade, ao mesmo tempo que permite a todos os utilizadores beneficiarem do «Street View».

Adianta que «a Google desfoca as caras de pessoas e as matrículas de carros que possam aparecer nas imagens, de forma a proteger a privacidade» e acrescenta que mesmo depois de publicadas as imagens qualquer utilizador, através da opção “colocar um problema”, pode solicitar a remoção de uma imagem ou sinalizar um problema.

Ainda sem comentários