Líder do gang do malware Carbanak detido em Espanha

Publicado em 28/03/2018 01:16 em Segurança Informática

A Europol anunciou que o líder do grupo criminoso que lançou ataques com o malware Carbanak e Cobalt contra mais de uma centena de instituições financeiras de todo o mundo foi preso em Alicante (Espanha).

Em comunicado, a organização das polícias da União Europeia indica que a detenção ocorreu na sequência de uma investigação complexa conduzida pela polícia espanhola com apoio da Europol, do FBI (Estados Unidos), das autoridades da Roménia, Bielorússia e Taiwan e de companhias privadas de cibersegurança.

A Europol destaca que desde 2013 o gang de cibercriminosos tentou atacar bancos, sistemas de pagamentos e instituições financeiras de mais de 40 países com um malware conhecido com Carbanak e Cobalt, causando mais de mil milhões de euros de prejuízos às instituições financeiras.

Só o malware Cobalt rendeu cerca de 10 milhões de euros aos criminosos.

A organização policial europeia adianta que o grupo iniciou as suas actividades criminais de alta tecnologia em 2013 com o Anunak, que teve como alvo transferências financeiras e redes caixas automáticos ATM de instituições financeiras de todo o mundo, e no ano seguinte lançou uma versão mais sofisticada conhecida como Carbanak, que foi utilizada até 2016.

A Europol indica que a partir daí a organização desenvolveu uma onda de ataques ainda mais sofisticada com um malware à medida, baseado no software Cobalt Strike.

Os ataques do grupo passaram, nomeadamente por instruir remotamente as ATM para distribuírem quantias em dinheiro a uma hora pré-determinada, que eram recolhidas por «mulas» da organização, ou ordens remotas para redes de pagamentos electrónicos transferirem dinheiro para contas da organização.

Os lucros daqueles crimes eram lavados com recurso a criptomoedas, que eram usadas para comprar bens como carros de luxo e casas.

Steven Wilson, chefe do Centro Europeu Contra o Cibercrime (EC3) da Europol, citado no comunicado, salienta que esta operação representa um significativo êxito na cooperação policial contra um grupo criminoso de topo.

Ainda sem comentários