Google garante que Android tem mais de 300 mil activações diárias

Publicado em 11/12/2010 18:41 em Software

O vice-presidente de engenharia da Google, Andy Rubin, garantiu que diariamente são activados mais de 300 mil terminais móveis que utilizam o sistema operativo (SO) Android, contestando relatórios que davam conta de um abrandamento no crescimento exponencial daquele SO.

O número de activações anunciado pela Google poria o SO Android a par com o sistema operativo Symbian, o SO líder a nível mundial, e à frente do iOS da Apple.

Fontes da Apple apontam algumas discrepâncias nos números avançados pela Google, sublinhando que quando o smartphone Nexus S foi apresentado, na passada segunda-feira, foram anunciados 1,5 milhões de novos terminais com Android por semana, o que está ligeiramente acima das 200 mil activações diárias que a líder dos motores de busca anunciou em Agosto.

Ainda que os números não sejam inteiramente comparáveis, a Apple anunciou 275 mil novos dispositivos com o iOS por dia.

Também a Google e Microsoft entraram em polémica sobre a qualidade dos seus sistemas operativos, depois de Andy Rubin ter declarado a um jornal que o Windows Phone 7 é «um bom produto 1.0», aludindo à habitual designação das versões iniciais de produtos de software.

O vice-presidente da Microsoft responsável pelo Windows Phone, Joe Belfiore, respondeu que o Android provavelmente utiliza código baseado em Linux de há 20 anos.

No entanto, Belfiore não revelou quantos terminais com o Windows Phone 7 foram vendidos.

A Palm, adquirida este ano pela HP, lançou o primeiro terminal que usa a nova versão do seu sistema operativo próprio WebOS e deverá lançar vários novos dispositivos móveis em 2011, incluindo Tablet PC, embora não se saiba ainda se a HP tenciona manter a marca Palm.

Ainda sem comentários