Alcatel-Lucent Portugal aposta na e-saúde para idosos

Publicado em 11/12/2010 18:10 em Geral

A Alcatel-Lucent Portugal anunciou que lidera um consórcio para desenvolver e massificar soluções de ambiente de vida assistido (AAL) para a população idosa.

O projecto, que aposta na utilização de tecnologia para garantir a saúde e bem estar de pessoas com mais de 65 anos permanecendo em casa, envolve 34 entidades portuguesas e representa um investimento de 8,3 milhões de euros em três anos.

Em comunicado, a Alcatel-Lucent indica que este projecto, que será desenvolvido no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), com participação de fundos comunitários, consiste na supervisão, assistência e coordenação de serviços de e-saúde, isto é, de cuidados de saúde utilizando a Internet.

“O AAL dá um novo impulso à perspectiva de viver até uma idade avançada com qualidade de vida, pelo uso de novas tecnologias que suportam a manutenção do estilo de vida [da população idosa] de uma forma autónoma, no ambiente habitual de sua casa”, observa a Alcatel-Lucent.

O consórcio, que reúne entidades portuguesas ligadas às áreas da tecnologia e da saúde, visa investigar e desenvolver soluções inovadoras e construir um modelo para futuras oportunidades de negócio.

A fase piloto deste projecto deverá arrancar em 2013.

Ainda sem comentários