Europol anuncia ferramenta contra ransomware GandGrab

Publicado em 28/02/2018 23:18 em Segurança Informática

A organização de polícia da União Europeia Europol anunciou que está disponível gratuitamente uma ferramenta para desencriptar os ficheiros dos dispositivos atacados pelo ransomware GandCrab no site da organização nomoreransom.org e no site da BitDefender.

Em comunicado, a Europol adianta que a ferramenta foi disponibilizada pela polícia romena com a colaboração da companhia de segurança informática Bitdefender e da Europol.

Recorda que o GandCrab foi detectado há cerca de um mês e nesse período fez 50 mil vítimas em todo o mundo, em grande parte na Europa, e revelou-se com um dos ransomwares mais agressivos.

Aquele malware espalha-se através de anúncios maliciosos publicados em sítios Internet comprometidos ou através de facturas fictícias enviadas como anexos em mensagens electrónicas.

Uma vez instalado, o GandCrab encripta os ficheiros do computador e exige um, resgate entre 300 e 500 dólares (entre 246 e 410 euros) para entregar uma chave de desencriptação, indica a Europol.

Assinala que aquele ransomware está também disponível como Ransonware as a Service, para criminosos informáticos o usarem, pagando uma comissão por cada quantia recebida aos desenvolvedores do malware.

A organização nomoreransom.org associa o Centro Europeu contra o Cibercrime (EC3), da Europol, empresas de segurança informática e outras empresas Internet e tem o apoio das polícias europeias que fazem parte da Europol.

Ainda sem comentários