PIB português cresceu 2,7% no ano passado

Publicado em 14/02/2018 23:33 em Notícias economia

O Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 2,7% no ano passado, o maior aumento anual da riqueza produzida em Portugal no século XXI, estimou hoje o INE.

Esta estimativa vem ao encontro do que foi escrito neste sítio Internet em 14 de Novembro, em que, face aos números disponíveis para o terceiro trimestre, apontávamos um crescimento de 2,6% do PIB como o mais provável, mas não se excluía que pudesse atingir os 2,7%, embora fosse pouco provável.

A 4 de Dezembro, depois de conhecidos dados mais detalhados, dizíamos que o crescimento do PIB em 2017 deveria ficar em 2,6%, mas que os 2,7% também seriam possíveis, bastando para tanto uma variação trimestral em cadeia de 0,6% no último trimestre.

Em valores preliminares, o Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que a riqueza produzida em Portugal aumentou 0,7% em cadeia (face ao trimestre precedente) e 2,4% em termos homólogos (comparando com o mesmo trimestre do ano anterior).

Observa que a aceleração do crescimento económico no quarto trimestre se ficou a dever a uma melhoria do contributo da procura externa líquida de bens e serviços, que passou de negativo a positivo, com as exportações a aumentarem mais do que as importações.

No último trimestre, o contributo da procura interna para o crescimento diminuiu, sobretudo devido ao abrandamento do consumo privado.

A aceleração do crescimento no conjunto do ano de 2017 face ao ano anterior reflectiu principalmente o aumento do contributo da procura interna, principalmente do investimento, enquanto a contribuição da procura externa líquida de bens e serviços para o crescimento se manteve ao nível de 2016.

Os valores mais consolidados do crescimento do PIB em 2017 serão divulgados dentro de duas semanas, o que nos permitirá fazer uma análise mais aprofundada dos dados e fazer as primeiras previsões para 2018.

Fernando Valdez

Ainda sem comentários