Salvador Sobral liderou pesquisas no Google em Portugal

Publicado em 14/12/2017 00:27 em Internet

Salvador Sobral, o cantor português que este ano ganhou o festival da Eurovisão da canção, liderou as pesquisas do Google em 2017 em Portugal, assim como as pesquisas sobre figuras nacionais, revelou hoje aquele motor de busca.

Uma nota da Google adianta que em segundo lugar entre as palavras ou frases mais pesquisadas no país, surge Mobdro, uma aplicação de streaming de vídeo para o sistema operativo móvel Android, seguindo-se a frase Taça das Confederações e em quarto lugar as autárquicas 2017, indicou a Google.

Em quinto lugar nas buscas nacionais no Google surge pixwords, um puzzle de palavras, e em sexto um reality show de uma televisão, Love on Top.

Estranhamente – ou talvez não -, incêndios surge apenas em sétimo lugar entre os mais pesquisados, seguindo-se Pedrógão Grande e Eurovision 2017, surgindo o iPhone 8 em décimo lugar.

Entre as figuras nacionais mais pesquisadas, Salvador Sobral lidera, seguido de Mário Soares, o ex-presidente da República e ex-primeiro-ministro falecido este ano, e em terceiro lugar Luísa Sobral, autora da música do Festival, segundo a Google.

A Google indica que quanto às perguntas «o que é», a maior procura foi para a palavra pangolim, aparecendo depois equinócio de Outono, Chemsex, Legionella, Sarahah, burel, jogo da baleia azul, taça das confederações, creme de leite e Spinner.

Quanto às figuras internacionais, o autor destas linhas (que recorreu ao Google para várias das explicações que dá) apenas conhece entre os mais pesquisados em Portugal, o Papa Francisco, que surge em terceiro lugar, e Trump, o polémico presidente dos Estados Unidos, que foi o quarto mais pesquisado.

Segundo a Google, em relação aos programas de televisão mais pesquisados, o referido Love on Top liderou e, à excepção do Festival Eurovisão, em quinto lugar, e do Festival da Canção (em nono), assim como de pesadelo na cozinha, com nome de programa de culinária, todos os outros aparentam corresponder a reality Shows ou telenovelas.

A nível internacional, a palavra/frase mais pesquisada foi o devastador furacão Irma, seguindo-se o iPhone 8 e o iPhone X, modelos de telemóveis lançados este ano pela Apple, aparecendo em quarto lugar Matt Lauer, jornalista acusado de assédio, e Meghan Markl, uma actriz noiva de um príncipe inglês.

Nas notícias mais procuradas no Google a nível internacional, o furacão Irma, líder absoluto, surge naturalmente em primeiro lugar num top 10 em que surgem também três outros furacões: Harvey (sexto lugar), Jose (oitavo) e Maria (nono).

Em segundo lugar nas notícias mais procuradas surge bitcoin, a moeda virtual que bate recordes de crescimento de valor, o tiroteio de Las Vegas, Coreia do Norte, eclipse solar e Manchester.

Nas figuras mais procuradas internacionalmente surgem os já referidos Matt Lauer e Meghan Markl (em primeiro e segundo, respectivamente) e em sétimo Melanie Trump, de acordo com as listas da Google.



Fernando Valdez

Ainda sem comentários