Lafeina ganhou o prémio Pitch da Web Suumit

Lafeina ganhou o prémio Pitch da Web SuumitPublicado em 10/11/2017 23:15 em Tecnologias da Saúde

A startup francesa Lafeina, que desenvolveu uma caixa frigorífica de pequenas dimensões para manter medicamentos sensíveis entre os 2 e os 8 graus Celsius, ganhou o Prémio Pitch da Web Summit, no valor de 50 mil euros.

Nos pitchs os responsáveis das startups explicam de forma sintética, em poucos minutos, o que faz a empresa e o seu projecto.

Este ano, os participantes na Web Summit tiveram pela primeira vez um curto período de votação, através da aplicação do evento, para se manifestarem sobre quem deveria ser premiado e a sua escolha foi idêntica à do júri que atribuiu o prémio.

Uwe Diegel, CEO da Lafeína, apresentou no pitch uma caixa frigorífica de pequenas dimensões, com peso inferior a 900 gramas, que pode conter até oito medicamentos e tem uma bateria que pode ser ligada ao isqueiro do carro ou a uma ficha eléctrica de 110 ou 220 volts.

A empresa salienta que milhões de pessoas em todo o mundo utilizam regularmente medicamentos sensíveis que têm de ser conservados em frigorífico e esse facto torna-os prisioneiros da sua medicação.

A Lafeina afirma que desenvolveu uma aplicação que permite, através de um smartphone, monitorizar a temperatura na caixa frigorífica, gerir a medicação e gerar notificações de saúde.

O sítio Internet da empresa indica que a caixa frigorífica e a bateria custam 250 dólares (cerca de 214 euros), o que poderá ser um obstáculo para que nalguns países de fracos rendimentos, incluindo Portugal, muitos doentes de mais baixos rendimentos, beneficiem daquela inovação.



FV

Ainda sem comentários