Compras cartões estrangeiros com máximo histórico no Verão

Compras cartões estrangeiros com máximo histórico no VerãoPublicado em 02/11/2017 00:05 em Notícias economia

O Banco de Portugal anunciou que no período de Verão (Julho a Setembro) as compras em Portugal com cartões bancários emitidos em países estrangeiros atingiram um máximo histórico, tanto em número como em valor.

Em comunicado, o Banco de Portugal revela que nos três meses de Verão o número de operações de compra com cartões bancários emitidos no estrangeiro atingiu um recorde de 23,5 milhões e o seu valor atingiu o máximo histórico de 1586 milhões de euros.

Salienta que cada compra realizada com cartões bancários estrangeiros naqueles meses teve um valor médio de 67,54 euros.

Agosto foi o mês com mais compras (cerca de 10 milhões de operações) e valor (662 milhões de euros) de transacções com cartões estrangeiros, observa

O banco central português salienta que as compras com cartões de pagamento estrangeiros têm vindo a aumentar, especialmente desde 2015.

Os dados do Banco de Portugal mostram que o maior número de compras nos três meses de Verão foi feito com cartões emitidos em França (6,4 milhões de operações no valor total de 339 milhões de euros), enquanto o maior valor foi de cartões britânicos (348 milhões de euros em 3,4 milhões de transacções).

A Espanha surge em terceiro lugar com 11,2% das compras e 9,7% do valor, a Alemanha representou 5,5% das transacções e 5,9% do valor, a Holanda 5,3% do número e 3,8% do valor das compras e os Estados Unidos também 5,3% das transacções mas 5,2% do valor.

Seguem-se em numero de transacções Bélgica, Brasil, Itália e Suíça e em valor a Suíça, Brasil, Bélgica e Itália, indica o banco central.

Ainda sem comentários