Kaspersky alerta para NRansom

Publicado em 29/09/2017 00:31 em Segurança Informática

A multinacional de segurança informática Kaspersky alertou para o malware NRansom, um novo ransomware que bloqueia os computadores mas que em vez de exigir um resgate em dinheiro requer que sejam enviadas fotografias de nus das vítimas para desbloquear o dispositivo.

Em comunicado, a companhia indica que aparentemente este malware não encripta os ficheiros das vítimas e apenas bloqueia o acesso aos computadores.

A nota que surge nos computadores atacados informa as vítimas que a única forma de voltarem a ter acesso ao computador é enviarem 10 fotos, comprovadamente dos próprios, nus.

Acrescenta que vão verificar se a foto de nu realmente pertence ao proprietário/ proprietária do computador antes de enviarem o ficheiro que desbloqueia o computador.

A Kaspersky afirma que o NRansom consiste num ficheiro NRansom.exe que apenas afecta computadores com sistema operativo Windows.

A Kaspersky indica que o seu software de segurança bloqueia aquele ataque mas que se o bloqueador se instalar no PC bastará premir as teclas Ctrl + Alt + Shift + F4 em simultâneo para desbloquear o dispositivo, sendo necessário fazer uma verificação completa depois disso.

Ainda sem comentários