S21sec descobre malware bancário para Android

Publicado em 07/09/2017 23:33 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática S21sec (grupo Sonae) anunciou a descoberta de um novo malware bancário direccionado a smartphones com sistema operativo Android, que afecta os sistemas móveis bancários de entidades de vários países.

Em comunicado, a S21sec afirma que o malware Android LokiBot, cujo Kit está à venda em fóruns ilegais por 2 mil dólares (1 664 euros), injecta um código que afecta as comunicações e a relação de segurança entre o dispositivo infectado e os sistemas móveis bancários em vários países, principalmente na Europa.

Destaca que a tecnologia móvel, actualmente com mais de 7500 milhões de subscrições, tornou-se um alvo para os cibercriminosos, que estão a desenvolver kits especiais muito sofisticados para a infecção de smartphones e dirigidos aos sistemas de entidades bancárias.

A empresa de segurança da Sonaecom assinala que entre as funcionalidades do Android Lokibot se contam dois tipos de captura de cartões, instalação de arquivos apk, spam dos contactos, realização de chamadas e reencaminhamento de chamadas recebidas, envio, intercepção ou eliminação de SMS recebidos, iniciar aplicações e captura do historial de navegação Internet do smartphone.

A S21sec adianta que os países com maior número de dispositivos infectados foram a Alemanha, Turquia, Irão, Colômbia e Hungria, mas a lista de potenciais países afectados é maior e inclui Espanha e Portugal.

Ainda sem comentários