Google anuncia versão 6 do Google Earth

Publicado em 03/12/2010 08:35 em Internet

A Google anunciou o lançamento da versão 6 do seu atlas digital interactivo Google Earth, com integração completa com o «Street View», que permite aos utilizadores ver imagens de 360º, e novas funcionalidades que aumentam o realismo visual.

A Google salienta que, com a nova versão, os utilizadores podem ver árvores a três dimensões, já que a aplicacação possui dezenas de imagens 3D de diferentes espécies de árvores, e pesquisar mais facilmente imagens históricas.

O programa permite passeios virtuais por algumas ruas, utilizando o rato ou os cursores do teclado.

Na versão 5, os utilizadores já podiam ver imgens imagens históricas e viajar no tempo, por exemplo para ver Londres e Varsóvia antes e depois dos bombardeamentos da segunda guerra mundial ou a capital do Haiti antes e depois do terramoto, mas nem sempre era fácil identificar as imagens históricas disponíveis.

A Google salienta que a nova versão permite que sempre que um utilizador passe por um local para que existam imagens históricas, a data mais antiga aparece na barra de estado, na parte inferior do ecrã. Bastará clicar na data para o internauta ser “transportado” para a cidade desse período.

A Google anunciou recentemente que o sistema de desfoque manual no Street View – que se activa quando um utilizador envia um pedido através da opção reportar um problema, teve uma melhoria tecnológica através da qual se poderá eliminar apenas o carro, casa ou uma pessoa, sem necessidade de eliminar a área que rodeia a imagem que se pretende retirar.

O Street View, lançado pela Google em 2007, tem sido muito contestado e a recolha de imagens para o efeito proíbida nalguns países por alegações de violação da privacidade de pessoas ou dos seus bens através das imagens recolhidas.

Uma das características mais relevantes da ferramenta é a possibilidade de “reportar um problema”, uma aplicação que se encontra na parte inferior à esquerda de cada imagem e que oferece aos utilizadores a possibilidade de fazerem chegar à Google de forma rápida e ágil que preferem que a imagem da sua casa, automóvel ou imagem de si próprio seja eliminada do Street View indica a Google.

Ainda sem comentários