Priberam tem tecnologia em três projectos apoiados pela Google

Publicado em 17/07/2017 17:54 em Internet

A tecnológica portuguesa Priberam anunciou que a sua tecnologia está presente em três projectos digitais de media apoiados pelo fundo Digital News Iniciative (DNI), da multinacional Google.

Em comunicado, a Priberam indica que a sua tecnologia é utilizada em projectos do Público e da VisaPresse (em Portugal), e da Deustche Welle (Alemanha), aprovados este ano para financiamento pelo fundo Google.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, indica que alguns produtos tecnológicos da empresa já são extensivamente utilizados na comunicação social e anuncia que a companhia vai fazer investigação aplicada no âmbito dos dois maiores projectos anunciados, com o objectivo de desenvolver novas aplicações no âmbito do processamento da linguagem natural e da aprendizagem automática.

O comunicado adianta que a Priberam tem há vários anos uma parceria com o Público e que está presente com a Deutsche Welle, a BBC e outros parceiros europeus num projecto Horizonte 2020 para monitorização da comunicação social.

A Priberam é uma tecnológica portuguesa que desenvolve ferramentas digitais como o Flip, um corrector ortográfico e sintáctico para o Microsoft Office, dicionários digitais Priberam e a base de dados de legislação LegiX, e que desenvolve também soluções de linguagem natural e «machine learning».

A Google anunciou na última semana que atribuiu 1,26 milhões de euros a cinco projectos portugueses de jornalismo digital nesta terceira edição DNI.

O Público recebeu 389 774 euros para o projecto «+Perto», a Impresa 425 mil euros para desenvolvimento de uma solução de Business Analytics para o Expresso, 350 mil euros foram aprovados para o projecto Videobite, da Cofina, 50 mil euros para um projecto business to business (B2B) da Visapress e igual valor para uma plataforma digital do jornal Região de Leiria.

Ainda sem comentários