Receitas brinquedos inteligentes mais do que triplicarão em cinco anos

Publicado em 20/06/2017 00:15 em Electrónica de Consumo

A consultora Juniper Research estima que as receitas de venda de hardware e apps de brinquedos inteligentes mais do que triplicarão em cinco anos, para atingirem 15,5 mil milhões de dólares (13,9 mil milhões de euros) em 2022.

A Juniper indica que em 2017 esse valor se deverá situar em 4,9 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros), correspondentes à venda de 224 milhões de brinquedos inteligentes no ano em curso.

A consultora adianta que o aumento será liderado pela crescente popularidade de brinquedos controlados por smartphones e pelos brinquedos ligados a consolas de jogos, figuras que interagem com os jogos.

O estudo revela que muitos fabricantes do segmento de brinquedos inteligentes não estão a apostar apenas nas crianças, mas também nos «kidults» (kids adults ou crianças adultas).

A Juniper destaca que as vendas de brinquedos inteligentes serão dominadas pelos Estados Unidos, mas a China poderá mudar essa tendência devido a um crescente rendimento disponível das famílias chinesas e à legalização das consolas de videojogos.

Observa que a China representará em 2022 cerca de 18% da produção mundial de brinquedos inteligentes, o que significa um crescimento médio anual de 42%.

O estudo da Juniper salienta que as questões de privacidade são uma preocupação dominante de pais, acedémicos e, até, reguladores.

Acrescenta que à medida que os brinquedos inteligentes têm funcionalidades conectadas mais avançadas, essas funcionalidades serão crescentemente sujeitas a regulamentações de segurança e de protecção de dados, incluindo o GDPR (Regulamento Geral de Protecção de Dados) da União Europeia, que entrará em vigor em Maio de 2018.

A Juniper recomenda aos fabricantes de brinquedos inteligentes que tenham cuidado com o respeito pelas regras de privacidade dos seus produtos para evitarem multas avultadas e problemas de relações públicas.

Ainda sem comentários