Microsoft apresenta novo Surface Laptop e um renovado Surface Pro

Publicado em 08/06/2017 16:23 em Equipamentos

A Microsoft apresentou hoje o novo portátil Surface Laptop, muito fino e leve, para quem quer mobilidade e desempenho e o novo dois em um (computador e tablet destacável) Surface Pro.

Em apresentação à imprensa, Joana Pires, directora de negócios Windows e Surface da Microsoft Portugal, indicou que o mercado alvo dos novos portáteis são os estudantes, que precisam de portabilidade e desempenho, mas garantiu que as vendas deverão ir muito além do mercado da educação.

Indicou que o novo portátil da Microsoft vem com processadores Intel i5 e i7 de sétima geração, 4, 8 ou 16 gigabytes (GB) de memória RAM, armazenamento SSD de 128 Gb em disco SSD até 512 Gb, ecrã táctil de 13,5 polegadas, autonomia da bateria até 14,5 horas e sistema operativo Windows 10S, com segurança acrescida porque só corre aplicações da loja Windows, cuja seguraça é testada.

No entanto, afirmou que o Windows 10S é uma versão do 10 Pro e é possível mudar para o Windows 10 Pro (que não tem a mesma limitação de aplicações), alteração que será gratuita se for feita até 31 de Dezembro.

Joana Pires revelou que o teclado do Surface Laptop, tal como acontece com o do novo Surface Pro, vem revestido com tecido Alcantara, um material resistente utilizado na indústria automóvel italiana, e tem um digitar silencioso.

Aquela directora da Microsoft Portugal apresentou também o novo Surface Pro, um transformável leve (menos de 800 gramas) e fino (8,5 milímetros), que tem 800 peças customizadas, um ecrã táctil de alta resolução de 12,3 polegadas, até 13,5 horas de autonomia de bateria e é mais rápido do que os seus antecessores.

Joana Pires revelou que no final do ano estará disponível uma opção com ligação às redes móveis LTE.

Quanto à Surface pen (vendida à parte), a responsável da Microsoft Portugal indicou que é duas vezes mais precisa do que a sua antecessora e permite uma escrita mais rápida, tem novos sensores, garante 4096 níveis de sensibilidade e tem uma nova funcionalidade de detecção do ângulo da caneta com o ecrã.

Tanto o Surface Laptop como o Surface Pro estarão à venda a partir de 15 de Junho em 25 mercados, entre os quais Portugal.

Joana Pires indicou que o Surface Pro terá preços desde 949 euros, para uma versão com processador Core M, 4 Gb de memória RAM e 128 GB de armazenamento.

As versões do Surface Pro e de Surface Laptop com Intel i5, começam em 1169 euros (com 4Gb de memória RAM e disco SSD de 128 Gigabytes) e os preços vão até 2549 euros para as versões de ambas as máquinas com processador Intel i7, 16 Gb de RAM e 512 Gb de armazenamento SSD.

André Cardoso, director executivo da área de consumo da Microsoft Portugal, considerou que há cinco anos a Microsoft desafiou a sua própria tradição ao lançar os primeiros Surface.

Adiantou que desde então já foram vendidas em Portugal mais de 100 mil unidades daquele convertível e que em Dezembro os dados da GfK indicavam que tinha mais de 20% do mercado de computadores com preços acima de 800 euros.

Alberto Silva,director do negócio de produtividade da Microsoft Portugal, apresentou novas funcionalidades para tornar mais simples e intuitivo trabalhar com as aplicações do Office 365 e anunciou que será em breve lançada a funcionalidade Quick Start, que apoia o início de um trabalho, como por exemplo uma apresentação Power Point.

Indicou que o One Note inclui uma funcionalidade de matemática «interessante», que permite, por exemplo, resolver equações e que, além de dar o resultado, permite obter a resolução do problema passo a passo.

Ainda sem comentários