Dia Mundial das Palavras passe foi sexta-feira

Publicado em 06/05/2017 01:06 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Kaspersky, a propósito do Dia Mundial das Palavras passe comemorado a 5 de Maio, indica que a complexidade das palavras passe depende de quão difíceis são de piratear e não da sua aleatoriedade.

Em comunicado, a empresa de segurança russa salienta que uma palavra passe forte deve ter pelo menos oito símbolos e incluir letras maiúsculas e minúsculas, algarismos e caracteres especiais.

Acrescenta que palavras como nomes próprios, datas de nascimento, algarismos seguidos ou sequências seguidas de letras no teclado não são uma boa opção, tal como desaconselha o uso de palavras estrangeiras escritas com letras inglesas, porque os hackers têm dicionários especiais para descodificar esse tipo de combinações.

A companhia aconselha a criação de palavras-passe com uma história que se possa associar a uma imagem.

«Nunca partilhe a sua palavra passe com ninguém, nem o método utilizado para a sua criação», adverte a multinacional russa, observando que as palavras passe pessoais nunca devem ser reveladas na partilha de computadores, mesmo com familiares, que as podem revelar acidentalmente.

A Kaspersky garante que a utilização da mesma palavra passe em diferentes serviços é uma prática que pode trazer muitos problemas e defende palavras passe únicas, particularmente em contas bancárias online, de correio electrónico ou de redes sociais.

A companhia salienta que escrever uma palavra passe no teclado várias vezes seguidas pode ajudar na sua memorização.

Aconselha a rapidez na escrita de palavras passe na presença de outras pessoas para dificultar a sua visualização.

A empresa de segurança diz que é importante escolher um conjunto de símbolos e figuras com significado pessoal, desaconselha que se guardem pesswords escritas em papel ou qualquer outro dispositivo, mas considera seguro gardá-las num programa especial de armazenamento de palavras passe, como os disponibilizados por vários fornecedores de software de segurança.

Ainda sem comentários