Altice assina MoU com Ericsson para 5G

Publicado em 19/02/2017 23:47 em Geral

A Altice, multinacional dona da Portugal Telecom, e a multinacional sueca Ericsson assinaram sexta-feira em Aveiro um Memorando de Entendimento(MoU, na sigla inglesa) visando uma liderança conjunta de projectos de investigação e desenvolvimento (I&D) nas tecnologias de quinta geração móvel (5G), anunciaram as duas companhias.

A cerimónia marca o primeiro aniversário da Altice Labs, a área de I&D da operadora multinacional Altice, com sede em Aveiro, onde se situava a empresa de I&D da Portugal Telecom, a PT Inovação.

A parceria entre as duas multionacionais prevê a instalação de um laboratório 5G em Portugal, em Aveiro, que irá efectuar actividades de investigação e desenvolvimento e realizar testes, experiências e demonstrações.

O MoU prevê a realização de actividades de I&D conjuntas, debates de ideias, experiências piloto e demonstração de equipamentos e aplicações para a quinta geração móvel.

A Altice Labs destaca o seu envolvimento em duas áreas: arquitecturas emergentes de redes virtuais de software e sistemas de acesso convergente óptico para redes 5G.

Michel Combes, CEO da Altice, destacou que a PT sempre foi uma referência a nível mundial pela sua capacidade de inovação e de liderança das grandes tendências de telecomunicações e tecnologia.

«O elemento verdadeiramente diferenciador da Altice Labs é a sua metodologia de inovação. Ter boas ideias é relativamente fácil. Difícil é pensar a inovação de forma sistemática e isso a Altice Labs fá-lo de tal forma eficiente e eficaz ao ponto de ser desafiada um pouco por todo o mundo ao desenvolvimento de soluções de hardware para infra-estruturas de telecomunicações», cujo «impacto quer ao nível operacional, quer financeiro e de negócio, é completamente estruturante», sustentou Alexandre Fonseca, administrador executivo da PT para a área tecnológica.

Nunzio Mirtillo, responsável da Ericsson para a área mediterrânica, disse que o fabricante sueco de equipamentos e soluções para redes de telecomunicações «conquistou avanços significativos e encorajadores na normalização do 5G em 2016» e previu que a tecnologia de quinta geração móvel estará disponível comercialmente em 2020.

A Altice salienta que a Altice Labs emprega um milhar de engenheiros, 650 dos quais em Portugal, e exporta soluções para empresas e clientes do grupo Altice em 34 países do mundo.

Recorda que Portugal foi o primeiro país do mundo a ter uma rede telefónica completamente automatizada, que em 1986 a PT inovação foi a primeira empresa portuguesa a integrar os programas de I&D e de inovação da então CEE, e que há 22 anos foi a PT Inovação a primeira a nível mundial a lançar o sistema pré-pago para telemóveis [o MIMO], que revolucionou o sistema de telecomunicações móveis e é hoje utilizado por 3,7 mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Ainda sem comentários