Cobertura total UE com fibra óptica custará 156 mil milhões euros

Publicado em 01/02/2017 00:07 em Geral

O FTTH Council Europe estima que para fazer chegar fibra óptica a todas as casas dos actuais 28 países da União Europeia (UE) e para ligar metade das casas a essa rede de fibra será necessário um investimento de 156 mil milhões de euros.

O FTTH Council Europe, criado em 2004, é uma associação sem fins lucrativos de empresas ligadas às telecomunicações que tem como objectivo incentivar a chegada de fibra óptica a todas as habitações e empresas.

O FTTH Council Europe estima que actualmente a rede de fibra chega a 30% das casas da UE e que 10% das casas já estarão ligadas à rede de fibra, indicando que o investimento estimado é a despesa adicional necessária para atingir a cobertura total e ligar metade das casas.

Observa que a reutilização de infra-estruturas e uma efectiva implementação da Directiva de Redução de Custos poderá permitir aquele objectivo com um investimento inferior ao estimado.

Ronan Kelly, presidente do FTTH Council Europe, observou que a Suécia, Portugal e Espanha têm uma cobertura de fibra de fibra que ultrapassa os 80% da população, o que sugere que é realista o objectivo de atingir uma elevada cobertura com fibra óptica.

Recorda que tanto o Banco Europeu de Investimentos (BEI) como a consultora Analysis Mason estimam que o custo de uma rede de fibra óptica até casa (FTTH) na Europa custará entre 220 mil milhões e 250 mil milhões de euros, com esse montante a cair para 154 mil milhões de euros com reutilização de infra-estruturas.

Ainda sem comentários