Milhares smartphones danificados por líquidos diariamente

Publicado em 26/12/2016 23:36 em Equipamentos

Cerca de 100 mil smartphones são danificados por líquidos todos os dias na Europa Ocidental, o que tem implicado um rápido crescimento do peso dos smartphones à prova de água, estima a consultora e analista de mercados IDC.

A IDC revela que nos três primeiros trimestres de 2016 foram vendidos na Europa Ocidental 22,5 milhões de telemóveis à prova de água, um aumento homólogo (face ao mesmo período do ano anterior) de 45,2%, apesar de as vendas totais nesta região terem recuado 8%.

Isto significa que os smartphones resistentes à água representaram nos nove primeiros meses do ano em curso 23% das vendas totais na Europa Ocidental, o que compara com 14,6% em igual período de 2015.

A consultora sublinha que este crescimento foi suportado por smartphones da Samsung e da Huawei e pelos iPhone 7 e iPhone 7 Plus recentemente lançados pela Apple.

A IDC adianta que os danos causados por líquidos são a segunda causa de avaria de smartphones em todo o mundo, representando 35% dos dispositivos reparados.

Os danos acidentais são responsáveis por 95% das falhas em smartphones, revela Francisco Jerónimo, director da IDC.

Acrescenta que enquanto uns competem pelos preços baixos, outros fabricantes apostam na diferenciação e na experiência positiva dos utilizadores, através da duração dos ecrãs e da resistência dos dispositivos à água, as duas causas mais comuns de danos nos smartphones.

A IDC estima que os danos em telemóveis causados por líquidos são responsáveis na Europa Ocidental implicam um prejuízo de 10,7 mil milhões de dólares (10,2 mil milhões de euros) por ano na Europa Ocidental.

Ainda sem comentários