Apenas 42% consumidores têm protecção adequada equipamentos

Publicado em 23/12/2016 01:41 em Segurança Informática

Um estudo da McAfee estima que apenas 42% dos consumidores adoptam medidas de segurança adequadas para a protecção dos seus dispositivos.

A McAfee indica que 84% dos consumidores admitem que farão provavelmente compras na Internet durante a actual quadra festiva e estima que 79% dos consumidores começa a usar os dispositivos ligados à Internet logo no primeiro dia em que os recebem.

Os consumidores reconhecem a importância de proteger os seus equipamentos mas quase metade (47%) diz desconhecer se estão a adoptar os passos mais adequados para o conseguir.

Gary Davis, Chief Consumer Security Evangelist da Intel Security, citado em comunicado, considera alarmante que os consumidores continuem a desconhecer os comportamentos que põem em risco a segurança quando têm dispositivos novos, destacando que muitos consumidores começam de imediato a usar os novos gadgets logo se os recebem, sem saber se estão protegidos.

A Intel Security observa que, embora a maioria dos consumidores esteja consciente das vulnerabilidade de dispositivos mais antigos como portáteis (76% está) ou smartphones (70%) e tablets (69%), não têm consciência dos potenciais riscos de outros equipamentos ligados à Internet, como drones (só 20%), brinquedos de crianças (15%) ou equipamentos de realidade virtual (15%).

A Intel Security destaca que à medida que a tecnologia evolui, é essencial que os consumidores tomem consciência dos riscos de segurança que correm com a utilização de equipamentos ligados à Internet até agora menos usuais.

Adianta que os equipamentos mais expostos a ataques informáticos são os portáteis e computadores de secretária, os smartphones e tablets, os media players, os smart home devices e os drones.

Ainda sem comentários