F-Secure, Avira, BitDefender e Trend Micro com maior protecção contra malware, diz AV-Comparatives

Publicado em 22/12/2016 00:34 em Segurança Informática

A AV-Comparatives, uma organização independente que testa o desempenho de softwares de segurança informática, indicou que os testes mensais realizados entre Julho e Novembro de 2016 indicaram como produtos com protecção mais efectiva os da F-Secure, Avira, BitDefender e Trend Micro, que bloquearam 99,9% das ameaças.

A AV-Comparatives diz que normalmente testa as suites de segurança Internet das marcas mas que qualquer fabricante pode optar pelo teste de outras soluções, como produtos antivírus básicos.

Foram feitos ao longo dos cinco meses considerados 1619 casos de teste, mais de 300 em cada mês, com excepção de Outubro (250).

Nos softwares de segurança testados pela AV-Comparatives surge depois a Kaspersky, com uma taxa de protecção de 99,8%, a ThreatTrack, a Avast e a AVG com 99,6%, a ESET com 99,5%, a Tencent com 99,4% e a Lavasoft com 99,3%.

Na casa dos 98% de efectividade de protecção, aparece a eScan, com 98,2%, surgindo a seguir a McAfee com 97,9%, a Quick Heal com 97,8%, a Emsisoft com 97,7%, a Bull Guard com 97,6%, a Fortinet com 97,3% e o Microsoft Security Essentials com 97,0%.

Segundo a AV-Comparatives, entre os produtos testados apenas surge abaixo dos 97% a Sophos EndPoint Security and Control, com 96,8%.

A AV-Comparatives testa também os falsos alarmes, em que são erradamente bloqueados domínios Internet (quando se navega) ou ficheiros (no download ou instalação).

Em média, os produtos testados bloquearam erradamente 26 domínios ou ficheiros.

A AVG, BitDefender, ESET e ThreatTrack, não tiveram nenhum bloqueio a endereços ou ficheiros não maliciosos, a Kaspersky bloqueou um, a Lavasoft e a Tencent 2, a Avira 4, a Fortinet 8, a Sophos 10, a Avast 13, a Emsisoft 25 e a Microsoft 23.

Curiosamente a F-Secure, com o melhor desempenho no bloqueio de software malicioso, apresentou 140 falsos alarmes, o máximo entre as soluções analisadas.

A BullGuard teve 37 falsos alarmes, a eScan 44, a McAfee 57, a Trend Micro 67 e a Quick Deal 82.

O conjunto dos testes efectuados (incluindo outros não mencionados neste texto) levou a AV-Comparatives a dar, no ranking de Dezembro de 2016, três estrelas à Avira, BiDefender, Kaspersky Lab, ThreatTrack, Avast, AVG, ESET, Tencet e Lavasoft, duas estrelas à F-Secure, Trend Micro e Emsisoft, e uma estrela ao eScan, McAfee, Quick Heal, Bull Guard, Fortinet, Microsoft e Sophos.

A AV-Comparatives salienta que os utilizadores avançados que não se preocupam com o número de alarmes falsos são livres de não usarem este último ranking com uma a três estrelas e de se basearem nas taxas de protecção dos produtos de segurança, acima citadas.

Ainda sem comentários