Nokia processa Apple devido a questões de patentes

Nokia processa Apple devido a questões de patentesPublicado em 21/12/2016 23:34 em Indústria

A multinacional de telecomunicações finlandesa Nokia anunciou hoje que processou a Apple na Alemanha e no Estados Unidos alegando que produtos da marca da maçã infringiam patentes suas.

Em comunicado, a Nokia indica que, depois de ter passado a deter a totalidade do capital da NSN em 2013 e a Alcatel-Lucent em 2016, passou a deter três valiosas carteiras de propriedade intelectual, construídas através de um investimento superior a 115 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento (I&D) ao longo dos últimos 20 anos.

Acrescenta que os milhares de patentes da Nokia incluem tecnologias importantes usadas em smartphones, tablets e computadores pessoais.

A multinacional finlandesa alega que, depois de ter acordado num licenciamento de patentes da Nokia em 2011, a Apple tem vindo posteriormente a recusar licenciar outras patentes Nokia que são usadas em produtos da marca da maçã.

A Nokia revela que intentou acções judiciais relativamente a 32 patentes nos tribunais de Dusseldorf, Mannheim e Munique, na Alemanha, e no tribunal do Distrito Leste do Texas, nos Estados Unidos, cobrindo tecnologias de ecrãs, interface de utilizador, antenas, chipsets, e código vídeo.

A companhia finlandesa indica que está a preparar a apresentação de mais acções noutras jurisdições.

Ainda sem comentários