Google anuncia plataforma Atelier Digital

Publicado em 06/12/2016 22:40 em Geral

A Google apresentou segunda-feira a plataforma Atelier Digital, que visa ajudar jovens portugueses a adquirirem competências digitais para terem êxito na economia digital.

O Atelier Digital, que está disponível online no endereço http://atelierdigitalportugal.withgoogle.com, terá a partir do início do próximo ano aulas presenciais gratuitas em várias cidades, numa primeira fase em Setúbal, Aveiro e Leiria.

Essa aprendizagem presencial destina-se a pessoas com ou sem grau académico, empregadas ou desempregadas.

A Google destaca que o desenvolvimento de competências digitais é uma das grandes prioridades económicas e sociais definidas pela União Europeia (UE).

A Comissão Europeia (CE) prevê que o mercado precise nos próximos anos de mais 820 mil trabalhadores com competências digitais e os estudos revelam que 90% das empresas europeias não dispõem de competências digitais, apesar de as considerarem um factor de vantagem competitiva.

Em Portugal, mais de metade da população activa denota falta de competências digitais.

O curso online permite ao interessado criar um plano de aprendizagem personalizado, em função dos seus interesses e objectivos, plano criado a partir de 23 módulos disponíveis, com temas tão diversos como Construa a sua presença na Web, Tire o melhor partido da pesquisa, Comece a utilizar o Google Analytics, Descubra as possibilidades dos dispositivos móveis, Tire o máximo partido do vídeo ou Crie a sua loja online.

Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, defendeu durante a apresentação da iniciativa da Google a necessidade de criar contextos de inclusão, nomeadamente através da oferta generalizada de formação em competências digitais.

Francisco Ruiz, director de Assuntos Institucionais da Google para a Espanha e Portugal, disse que o projecto Atelier Digital é um contributo da Google para ajudar a resolver o défice de competências digitais em Portugal e uma contribuição para ajudar os jovens portugueses a terem acesso mais fácil não só ao conhecimento mas também à formação hoje imprescindível para a entrada no mercado de trabalho.

Os formandos, quer dos cursos online, quer presenciais, terão disponível no final um teste que lhes permitirá obter uma certificação reconhecida pela associação de empresas digitais IAB Europe.

A iniciativa da Google conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Ainda sem comentários