Nokia diz que produção de telemóveis Nokia pela HMD está pronta a avançar

Nokia diz que produção de telemóveis Nokia pela HMD está pronta a avançarPublicado em 01/12/2016 18:01 em Indústria

A multinacional fabricante de equipamentos e soluções de telecomunicações Nokia anunciou hoje que o acordo estratégico de licenciamento da marca e de propriedade intelectual à HMD está pronto a avançar.

O acordo foi originalmente anunciado a 18 de Maio passado no âmbito de um complexo negócio que envolveu a alienação pela Microsoft de direitos que detinha sobre a marca e de fabrico de telefones tradicionais Nokia, que envolveu também a Nokia e outras companhias.

A Nokia adianta que a HMD anunciou hoje a conclusão das transacções com a FIH Mobile (subsidiária da Hon Hai Precision) e com a Microsoft, o que significa que a HMD pode desde já começar as operações como a «nova casa» dos telefones Nokia, sob um licenciamento global exclusivo da marca para os próximos 10 anos.

A multinacional finlandesa considera a marca de telefones tradicionais Nokia continua a ser uma das mais populares em muitos mercados em todo o mundo.

A Nokia salienta que a HMD vai manter a marca no mercado como parte de uma carteira de produtos alargada, que inclui smartphones e tablets.

A Nokia indica que no âmbito do acordo vai receber da HMD royalties por cada telemóvel, smartphone ou tablet Nokia, que cobrem simultaneamente o uso da marca e os direitos de propriedade intelectual.

A toda poderosa marca de telemóveis Nokia, líder incontestada do mercado até há uns anos, que se impôs pela facilidade de uso dos seus aparelhos numa altura em que o uso dos telemóveis era muitas vezes complexo, veio a perder terreno com a entrada do sistema operativo Android que reduziu fortemente os preços dos telefones inteligentes.

Resta saber se este «renascimento das cinzas» da marca Nokia num contexto de mercado muito diferente tem pés para andar e a HMD tem artes de encontrar caminhos para voltar a tornar a marca Nokia relevante na área dos dispositivos móveis. Porque num instante se perde uma posição de relevo, retomá-la é um processo árduo.



FV

Ainda sem comentários