Cloud mudou paradigma das infra-estruturas das empresas

Publicado em 11/11/2016 00:50 em Web Summit

O administrador executivo com o pelouro da tecnologia (CTO) da Amazon, Werner Vogels, defendeu quinta-feira na Web Summit que a nuvem significou uma mudança no acesso das empresas às infra-estruturas tecnológicas.

Vogels defendeu que muitas empresas não teriam crescido como cresceram sem a nuvem e observou que cada vez mais serviços tecnológicos de todas as áreas estão disponíveis na cloud.

Para o CTO da Amazon, as empresas de média dimensão precisam de investir muito menos em tecnologia com a nuvem e já não é preciso preocuparem-se com a escala.

Disse que a Air bnb (empresa online que aluga casas e apartamentos para férias em todo o mundo, disponibilizados pelos respectivos proprietários) só pode competir com os grandes hotéis devido à nuvem, que também é essencial para empresas como o Netflix.

Vogels indicou que as empresas, nomeadamente as startups, utilizando a cloud conseguem operar com custos bastante mais baixos, observando que os custos são sempre importantes para as empresas.

Exemplificou que com a nuvem, as startups portuguesas já não ficam confinadas ao mercado local, mas têm como alvo o mercado europeu e global.

Ainda sem comentários