Benefício economia digital de 19 biliões dólares em 10 anos

Publicado em 08/11/2016 23:21 em Web Summit

O presidente executivo da multinacional Cisco, líder na área de redes Internet, estimou hoje que os benefícios da economia digital ascenderão a 19 biliões (milhões de milhões) de dólares (mais de 17 biliões de euros) em 10 anos.

John Chambers, falando sobre o tema «Todos os países serão digitais» disse que a primeira geração de Internet, dos anos noventa a 2010, teve importantes implicações económicas, que nos Estados Unidos se traduziram no crescimento de 24% do PIB em oito anos e na criação de 22,5 milhões de empregos.

Observou que a era digital, que começou esta década, tem um grande impacto económico e na vida dos cidadãos e está a mudar tudo, da educação aos cuidados de saúde.

O CEO da Cisco considerou que este é o período em que as companhias e países têm se de movimentar para o digital e defendeu a necessidade de repensar a formação dos trabalhadores e o ensino dos jovens na escola para lhes dar competências digitais.

As companhias e países que crescerão são os que fizerem bem a transição para o digital, advertiu.

Afirmou que na transformação digital não basta mudar a tecnologia, é preciso principalmente mudar a estrutura e organização das empresas, inovar e alterar os modelos de negócio.

Estimou que 40% a 50% das maiores companhias do mundo não existirão dentro de 10 anos se não alterarem os seus modelos de negócio e não inovarem.

No entanto, disse acreditar que daqui a 10 anos as empresas tenham mudado e as previsões mais negativas não se concretizem.

Observou também que a segurança informática tem de ser uma prioridade no mundo digital e garantiu que se não se investir em segurança os maus («bad guys») estarão sempre um passo à frente.

Chambers prevê que nos próximos 10 anos a criação de emprego virá sobretudo das pequenas empresas e previu que a competição vai criar uma nova geração de startups com novos modelos de negócio e processos inovadores.

Ainda sem comentários