Samsung apresenta novas soluções de painéis LED para empresas

Publicado em 20/10/2016 22:57 em Equipamentos

*** Correcção do quarto e quinto parágrafo por lapso da fonte ***



A Samsung apresentou à imprensa novas soluções de painéis digitais para empresas, de tecnologia LED, com gestão remota dos conteúdos e opção para qualidade HD ou Ultra HD (4K) ou para interactividade.

Em encontro com a imprensa, Jorge Fiens, Nuno Almeida e João Lima, responsáveis da empresa, indicaram que os painéis digitais têm um chip no seu interior que lhes permite receber por Internet e reproduzir em tempo real os conteúdos gerados pelo software Magic Info, uma solução para a criação intuitiva de conteúdos para esta área (sinalética digital).

O Magic Info dispõe de um conjunto de ferramentas criativas que permitem gerar em computador conteúdos para os painéis e gerir remotamente os equipamentos, independentemente do navegador Internet («browser») e do sistema operativo utilizado.

Revelaram que o negócio de sinalética digital representa cerca de 12 milhões de euros em Portugal, duas vezes e meia mais do que os 4,5 milhões de euros que valia em 2013.

Previram que o negócio de sinalética digital em Portugal venha a representar em 2020 mais de 25 milhões de euros, mais do dobro da receita actual.

Os responsáveis da companhia indicaram que os segmentos alvo deste negócio são principalmente a grande distribuição e centros comerciais, a educação, a saúde, banca e seguros, pequeno comércio retalhista e restauração, entretenimento, indústria e retalho de luxo e joalharia.

Observaram que a companhia dispõe de soluções na área da sinalética digital que respondem às necessidades de diferentes tipos de clientes, com painéis de tamanhos diversos, interactivos ou não, e com diferentes dimensões, qualidade de imagem e características.

A empresa apresentou monitores sensíveis ao toque, com tecnologia multitouch, destinados à educação ou a salas de reunião, onde se escreve ou desenha com os dedos e se apaga com a mão aberta, que já equipam mais de duas dezenas de salas de aula da Porto Business School.

Os responsáveis da empresa indicaram que, no âmbito da sua política de responsabilidade social, a Samsung tem monitores interactivos instalados em 13 salas de aulas, sete delas de localidades do Alentejo, com bons resultados pedagógicos.

Acrescentaram que há também destes monitores instalados em hospitais pediátricos, que possibilitam o ensino interactivo à distância de crianças internadas.

A Samsung disponibiliza também painéis de brilho intenso e anti-reflexo para instalação em montras ou no exterior e monitores espelhados que permitem transmitir imagens ou reflectir a imagem do cliente em função da distância a que este está.

Os responsáveis da Samsung afirmaram que, por exemplo, numa loja de roupa o monitor pode passar a reflectir a imagem quando o cliente se aproxima, mas também pode ser configurado para funcionar como espelho a maior distância e apresentar conteúdos quando uma pessoa se aproxima.

Indicaram que as soluções Samsung são utilizadas nos cinemas NOS em Portugal, Angola e Moçambique, com painéis geridos centralmente a partir de Portugal, o que permite alterar remotamente os conteúdos de um ou mais painéis e evitar a despesa com a feitura de cartazes dos filmes e sua instalação.

Sublinharam que no Banco BCP há painéis em 30 dezenas de balcões que permitem gerar mensagens diferentes para diferentes locais, adaptados aos objectivos de comunicação para cada local, e que no estádio do clube de futebol do Porto há dois painéis de 48 metros quadrados que, fora das alturas de jogo, fazem rotação e são utilizados pelo clube, nomeadamente para vender espaço publicitário.

Adiantaram que a Samsung dispõe de painéis para o exterior, à prova de poeiras, água e intempéries e de grande resistência, que podem ser utilizados para fins como informação interactiva sobre serviços de transportes ou informação turística interactiva.

A tecnologia está a ser utilizada em lojas Pingo Doce, mas também uma pequena loja de vinhos que colocou um monitor ao pé da caixa conseguiu aumentar as vendas em 20%, garantiram.

Ainda sem comentários