Nokia reafirma aposta na plataforma Symbian

Publicado em 10/11/2010 23:08 em Geral

A multinacional finlandesa Nokia, líder mundial na área dos telemóveis e dos smartphones, reafirmou a sua aposta no sistema operativo e plataforma Symbian, para smartphones, na sequência das alterações anunciadas pela Fundação Symbian.

No fim de Setembro de 2010, havia em todo o mundo cerca de 400 milhões de terminais com o sistema operativo Symbian, um quarto dos quais vendidos desde o terceiro trimestre de 2009.

A direcção da Fundação Symbian e a Nokia anunciaram que trabalharão em conjunto para assegurar que a redução de operações da fundação tenha as menores consequências possíveis para o eco-sistema Symbian.

Jo Harlow, responsável pela área de smartphones da Nokia, citado em comunicado da fabricante finlandesa, garantiu que «o futuro do Symbian enquanto plataforma não depende da existência da Fundação».

«As mudanças anunciadas pela Fundação não têm qualquer impacto nos dispositivos Symbian da Nokia, nem nos compromissos de comercialização e disponibilização dos mesmos. A plataforma está presente em centenas de milhares de smartphones e no futuro esperamos continuar a disponibilizar inovação e apoio sustentado ao eco-sistema Symbian”, sublinhou Jo Harlow.

A Symbian é actualmente a plataforma de smartphones mais vendida do mundo, à frente de sistemas operativos como os do iPhone, da Apple, o Android, da Google, ou o Windows Phone, da Microsoft.

Ainda sem comentários