Google anuncia Allo, uma aplicação de mensagens

Publicado em 27/09/2016 00:42 em Internet

O gigante Internet Google anunciou o «Google Allo», uma «aplicação de mensagens mais inteligente», que integra o Assistente Google para o utilizador interagir directamente a partir do chat.

Um comentário de Amit Fulay, gestor de produto do Google, indica que a aplicação está disponível para os sistemas operativos Android e iOS (da Apple) e inclui o «smart reply» (resposta inteligente) para que o utilizador possa responder rapidamente e manter um diálogo mais fluido e com capacidade de adaptação ao tipo de respostas mais frequentes do utilizador.

Fulay afirma que a partir de agora já não será necessário sair da conversação para aceder a determinado endereço, partilhar um vídeo do YouTube ou descobrir um local para jantar, porque é possível conversar com o assistente Google no Allo.

Adianta que o Assistente Google «é o próximo capítulo de uma longa jornada que a Google tem vindo a levar a cabo para ajudar as pessoas no seu dia a dia» e que é o próximo passo para «facilitar ainda mais a vida aos utilizadores».

Entretanto, a empresa britânica de segurança informática Sophos, num comentário de Lisa Vaas publicado no blogue da companhia, veio sublinhar que a Google, quando no início do ano anunciou o aparecimento futuro do Allo, prometeu que seria um chat encriptado end-to-end, o que soava como um campeão de privacidade.

Mas quando a Google lançou o Google Allo uma das promessas de privacidade desfez-se, porque a versão lançada seria realmente armazenada de forma não incógnita, ao contrário da promessa de armazenamento provisório e de forma não identificável, segundo a Sophos, que cita o órgão de comunicação online «The Verge».

Acrescenta que isto significa que, por defeito, as mensagens trocadas ficam acessíveis às autoridades por mandado, ainda que os utilizadores tenham a opção de apagar as mensagens quando o decidirem.

A Google garante que os utilizadores podem apagar uma simples mensagem ou a conversação inteira e apagar qualquer actividade que tenham tido com o Google Assistant no Allo.

Ainda sem comentários