Portugal com 58% de empresas inovadoras, diz Eurostat

Publicado em 10/11/2010 22:31 em Destaques

A maioria (51,6%) das empresas da indústria e serviços da União Europeia tiveram actividades de inovação e Portugal surge em quarto lugar, com 57,8% das sociedades a terem actividades inovadoras, indicou o Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat).

O primeiro lugar pertence à Alemanha, com quartos quintos (79,9%) das empresas a desenvolverem actividades inovadoras no triénio considerado, seguindo-se o Luxemburgo com quase dois terços (64,7%) e a Bélgica (58,1%).

Os países da UE com menor percentagem de empresas que inovaram foram a Letónia (24,3%), a Polónia (27,9%), a Hungria (28,9%) e a Lituânia (30,3%).

O Eurostat afirma que um terço das sociedades que produziram inovação cooperaram com parceiros externos, com o universidades, institutos de investigação ou outras empresas, e 11% têm parcerias com entidades de outros países europeus.

A Suécia e a Finlândia são os países da UE que têm maiores percentagens de cooperação de empresas nacionais inovadoras com parceiros dos Estados Unidos e da China ou da Índia.

Ainda sem comentários