App para Android «Guide to Pokemon Go» infecta smartphones

Publicado em 14/09/2016 23:31 em Segurança Informática

A firma de segurança informática russa Kaspersky revelou que a app para Android «Guide to Pokemon GO», que teve mais de meio milhão de downloads da Google Play Store, é um cavalo de Tróia que afecta smartphones com plataforma Ándroid.

A Kaspersky indica que comunicou o carácter malicioso da aplicação à Google, que a retirou da sua loja online.

A empresa de segurança adianta que a app consegue ter acesso à «root» do smartphone, instalar e desinstalar aplicações e distribuir publicidade não solicitada.

A Kaspersky indica que aquele cavalo de Tróia tem um conjunto de características que dificultam a sua detecção, porque não se inicia antes de o proprietário do telefone a usar efectivamente e espera que o utilizador instale ou desinstale uma aplicação uma aplicação num dispositivo real, só actuando duas horas depois.

Os especialistas da Kaspersky indicam que há pelo menos nove outras aplicações móveis infectadas com o mesmo cavalo de Tróia que desde Dezembro de 2015 estiveram disponíveis na Google Play Store em diferentes momentos.

A Kaspersky adianta que o cavalo de Tróia está direccionado para utilizadores de língua inglesa, pelo que a infecção predomina em países onde essa língua é utilizada.

Ainda sem comentários