Canalys prevê que vendas de smartphones cresçam 5% em 2016

Canalys prevê que vendas de smartphones cresçam 5% em 2016Publicado em 16/08/2016 00:50 em Indústria

A consultora e analista de mercados Canalys prevê que as vendas de smartphones em 2016 cresçam 5% homólogos, para ligeiramente mais de 1,4 mil milhões de unidades.

Antecipa que as vendas na região Ásia/Pacífico (sem China) aumentem 13%,com aumentos de 21% na Índia e de 26% nas Filipinas.

Ishan Dutt, analista da Canalys, destaca que as taxas de penetração naqueles dois mercados asiáticos continuam baixas, o que representa uma oportunidade para as marcas de smartphones.

A Canalys, sublinhando que as previsões para os mercados maduros são mais difíceis de estabelecer, prevê que a Europa Ocidental e a América do Norte invertam a queda verificada na primeira metade do ano e terminem o ano em curso com um crescimento a um dígito, ajudado pelo lançamento do novo iPhone.

No entanto, a Canalys admite que as vendas de iPhones baixem em 2016, devido ao comportamento no mercado chinês.

Jessi Ding, analista da Canalys, destaca que o iPhone 6 produziu um grande crescimento de vendas na China mas o iPhone 6S teve uma recepção fraca e o lançamento do iPhone SE não fez grande diferença para a Apple na China.

Observa que os fabricantes chineses de telemóveis melhoraram muito a qualidade dos seus smartphones e oferecem preços muito mais acessíveis, citando a Huawei, Oppo e Vivo que oferecem produtos com melhores especificações a preços muito mais baixos.

Ding sublinha que aos iPhones faltam funcionalidades como serem à prova de água e permitirem o carregamento da bateria sem cabos, advertindo que a Apple precisa de «apanhar» os concorrentes em matéria de especificações se quiser manter-se competitiva.

Ainda sem comentários