Selo CONFIO.PT acredita empresas comércio electrónico

Publicado em 09/08/2016 01:08 em Internet

A ACEPI – Associação da Economia Digital, a DNS.PT, associação que gere o domínio Internet .pt, e a associação de consumidores DECO anunciaram hoje o lançamento do selo de confiança CONFIO.PT, que acredita as entidades de comércio electrónico aderentes.

Em comunicado, as três associações afirmam que criaram «o código de conduta de comércio electrónico mais inovador e avançado do mundo», que introduz a obrigatoriedade de as empresas de comércio electrónico acreditadas com aquele selo de confiança aderirem a um centro de resolução de litígios online.

Indicam que o selo CONFIO.PT substitui o selo de confiança da ACEPI, que será extinto após 30 de Setembro próximo, e permite a adesão automática ao «Trust Ecommerce Europe», emitido pela associação Ecommerce Europe, o que permitirá às empresas portuguesas acesso a uma acreditação internacional para aproveitarem as potencialidades de uma área em franco crescimento.

O selo CONFIO.PT pode ser atribuído atribuído a empresas que aceitem um conjunto de regras e boas práticas de comércio electrónico e de utilização da Internet em geral, que são de aplicação obrigatória a todos os actos e contratos no relacionamento comercial online com consumidores.

O selo é formalmente atribuído pela associação DNS.PT, que realiza um processo de auditoria externa baseada em critérios de rigor técnico, independência, objectividade e transparência, seguindo-se um acompanhamento permanente e reavaliação anual dos sítios acreditados.

As associações outorgantes adiantam que o selo tem um custo que varia entre os 75 euros e os 1250 euros por ano, em função do volume de facturação das entidades requerentes, e as entidades que possuem o selo de acreditação da ACEPI terão direito à transição gratuita para o selo CONFIO.PT após uma verificação gratuita à sua conformidade com as regras de conduta definidas no novo código, dispondo de um prazo razoável para eventuais alterações que sejam necessárias.

Ainda sem comentários