PT substitui geradores por painéis solares em centrais remotas

PT substitui geradores por painéis solares em centrais remotasPublicado em 04/07/2016 23:58 em Geral

A Portugal Telecom (PT) anunciou que está a substituir a alimentação por geradores a gasóleo das suas estações de base da rede móvel situadas em locais remotos, onde não existe energia da rede, por painéis fotovoltaicos que garantem até 5 mil watts de energia em cada estação.

Em comunicado, a AP indica que esta solução de energias renováveis foi já implementada em seis estações de base remotas e permite, só para esses seis locais, reduzir as emissões de anidrido carbónico em 215 toneladas de CO2.

Cada infra-estrutura tem 20 painéis solares com uma potência de 250 watts, que podem atingir em pico uma potência de 5 mil watts, complementados por um conjunto de baterias com uma capacidade de 1200 amperes.hora.

Acrescenta que alguns edifícios, nomeadamente de Lisboa, e as centrais de fixa» adoptarão também soluções de utilização de energias renováveis.

A companhia indica que espera uma poupança anual de 2,5 milhões de euros em consumos energéticos e a redução em 800 toneladas das suas emissões de carbono, prevendo atingir uma redução de 9 milhões de toneladas de anidrido carbónico até 2020, uma descida de 15%.

A PT observa que estão identificadas mais 14 outras estações de base remotas em todo o país, onde a curto prazo será implementada uma solução semelhante, com painéis solares.

Ainda sem comentários